Todo esforço foi feito, todo empenho da equipe e do piloto Régis Boessio foi levado a exaustão, mas não foi nesta temporada que o gaúcho conquistou o título do campeonato da Fórmula Truck. No entanto, chegar a etapa final disputando o título e alcançando a terceira colocação na competição de automobilismo mais acirrada do Brasil é motivo de comemoração do piloto, da equipe e de todos que torcem pela Boessio Competições. A Fórmula Truck tem um novo campeão brasileiro: o pernambucano Beto Monteiro conquistou o título da temporada 2013 numa emocionante corrida disputada neste domingo (8) por 25 pilotos no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).

A CORRIDA

Sob sol forte e com um público lotando as dependências do circuito, a largada foi autorizada com Paulo Salustiano, o pole position, mantendo a liderança seguido por Leandro Totti, André Marques, Valmir Hisgué Benavides, Diogo Pachenki e Roberval Andrade. Regis Boessio largou bem e passou em sétimo ao fim da primeira volta. Vindos do fim do pelotão, Felipe Giaffone e Beto Monteiro passaram, respectivamente, em décimo-terceiro e décimo-sétimo.


 
O caminhão de Salustiano não resistiu e o piloto deixou a disputa na terceira volta. Totti herdou a dianteira, com Hisgué em segundo. Com os problemas enfrentados por Pachenki e André Marques, Boessio chegou a quarto.

Ainda no início, um incidente envolvendo quatro pilotos levou à entrada doPace Truck. Raijan Mascarello saiu fora da pista com seu Ford na curva 1, batendo na barreira de proteção. Jansen Bueno, Pedro Muffato e Ronaldo Kastropil também tiveram problemas. Bueno abandonou e os outros dois pilotos seguiram em frente. Nessa altura da corrida, Giaffone vinha em nono e Monteiro em décimo-primeiro.

Na relargada após a neutralização, Totti se impôs enquanto Hisgué pressionava na busca pela liderança, com Roberval Andrade em terceiro e Regis Boessio em quarto. Felipe Giaffone pulou logo para sétimo e Beto Monteiro passou aperto quando acabou punido por excesso de velocidade no ponto de localização do radar. Com a passagem pelos boxes, o piloto da Scuderia Iveco baixou para décimo-oitavo.

Pouco depois, foi a vez de Regis Boessio também ser punido por excesso de velocidade no radar, momentos antes da neutralização programada. Os pontos foram ganhos, respectivamente, por Leandro Totti, Valmir Hisgué Benavides, Roberval Andrade, Felipe Giaffone e Wellington Cirino.

Após nova relargada, Felipe Giaffone avançou para terceiro com seu novo MAN TGX, enquanto Beto Monteiro vinha para décimo-terceiro e Boessio era o décimo-quarto. Na volta 12, o gaúcho deixou a corrida, limitando a disputa pelo título a três pilotos. Com o resultado daquele momento, Totti era o campeão.

Ao mesmo tempo em que Beto Monteiro começava a ganhar uma posição atrás da outra, superando, entre outros, João Maistro e Alberto Catucci, Felipe Giaffone também deixava a prova, o que provocou a partir daí um duelo entre Totti e o pernambucano pelo título. Monteiro teve alguma dificuldade numa disputa com Adalberto Jardim, companheiro de equipe de Leandro Totti, mas levou a melhor e foi para sétimo.

Enquanto Beto continuava sua escalada rumo aos cinco primeiros postos, Hisgué abriu a temporada de caça a Leandro Totti e os dois protagonizaram uma disputa fantástica pela liderança, levando o público ao delírio. Durante mais de uma volta, os dois percorreram o circuito lado a lado, dividindo retas e curvas do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Na 20ª volta, Hisgué levou a melhor sobre o rival e assumiu a liderança, levando o troco logo na passagem seguinte, quando Beto Monteiro já era o quarto colocado após o abandono de Wellington Cirino.

O Pace Truck voltou a liderar o pelotão quando Geraldo Piquet saiu da pista
em um ponto perigoso e essa neutralização, além de juntar os caminhões,
favoreceu Beto Monteiro, que já não estava tão distante assim de Leandro
Totti e tinha a matemática a seu favor. Mas não foi necessário galgar mais
posições: na penúltima volta, o caminhão do campeão da Fórmula Truck em 2012 também ficou para trás. A Scuderia Iveco comemorou antes mesmo da quadriculada a conquista de Beto Monteiro, que ainda tirou o pé na volta final para permitir a Djalma Fogaça terminar entre os três primeiros colocados.

Valmir Benavides recebeu a quadriculada da vitória com 5s664 de vantagem para Roberval Andrade. Fogaça, Monteiro e Pedro Muffato, que fez uma grande corrida de recuperação, completaram os cinco primeiros que subiram ao pódio.

A temporada 2014 da Fórmula Truck começa em 16 de março, no Autódromo
Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE).

A classificação final do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, após 10
etapas, é a seguinte:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 149 pontos
2º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 128
3º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 119
4º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 116
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 102
6º) Paulo Salusitano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 94
7º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 87
8º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 83
9º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 81
10º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 74
11º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
12º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 58
13º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 50
14º) Alberto Catucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 43
15º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 40
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 30
17º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 26
18º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 24
19º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 23
20º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 22
21º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
21º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
21º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 21
24º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 6.

Após 31 voltas, o resultado final do GP Petrobras, em Brasília, foi o
seguinte:

1º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1h00min10s726
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 5s664
3º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 10s075
4º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 13s064
5º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 19s284
6º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 20s613
7º) Alberto Catucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 26s395
8º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 1
volta
9º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, a
2 voltas
10º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 2 voltas

NÃO COMPLETARAM
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, a 10 voltas
Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, a 10
voltas Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, a 12 voltas Felipe
Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 15 voltas Luiz Lopes
(SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 15 voltas Zé Maria Reis (GO/Scania),
Original Reis Competições, a 18 voltas Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF
Desenvolvimento Team, a 19 voltas Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM
Competições-MAN Latin America, a 19 voltas Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 22 voltas Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 27 voltas Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz),
ABF Racing Team, a 28 voltas Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford
Racing Trucks, a 28 voltas Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 28
voltas André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, a 28
voltas Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 29 voltas.

Melhor volta: Leandro Totti, na 2ª, 1min12s555, média de 144,83 km/h

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Com informações de Grelak Comunicação e imagens de Orlei Silva.